segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FHC: Dilma adere à tática de quem rouba e grita ‘pega ladrão!’.

Comento sua reação às declarações da presidente

print-fhc
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reagiu na tarde desta sexta-feira às declarações matinais da atual, Dilma Rousseff, que lançou “indevimamente” sobre ele as “responsabilidades pelo escândalo da Petrobras”. FHC afirmou que a presidente deveria “fazer um exame de consciência” sobre supostos erros que cometeu na gestão da estatal. Comento a introdução e os itens de sua nota, como fiz no post anterior com Dilma:
Introdução: “Até agora, salvo lamentar o caráter de tsunami que a corrupção tomou no caso do ‘Petrolão’, não adiantei opiniões sobre culpados ou responsáveis, à espera do resultado das investigações e do pronunciamento da Justiça. Uma vez que a própria Presidente entrou na campanha de propaganda defensiva, aceitando a tática infamante da velha anedota do punguista que mete a mão no bolso da vitima, rouba e sai gritando “pega ladrão”!”, sou forçado a reagir.”
É o mínimo que FHC tem de fazer para não ser um idiota.
1. O delator a quem a Presidente se referiu foi explícito em suas declarações à Justiça. Disse que a propina recebida antes de 2004 foi obtida em acordo direto entre ele e seu corruptor; somente a partir do governo Lula a corrupção, diz ele, se tornou sistemática. Como alguém sério pode responsabilizar meu governo pela conduta imprópria individual de um funcionário se nenhuma denúncia foi feita na época?”
É simples: Dilma não é “séria”, ao menos no sentido de “intelectualmente honesta”. Ou não contrataria o marqueteiro João Santana para escrever seus discursos.
2. do mesmo modo, a delação do empreiteiro da Setal Engenharia reafirma que o cartel só se efetivou a partir do governo Lula.”
…sob a coordenação de Ricardo Pessoa, da UTC, amigo de Lula que ele agora, por meio de reuniões secretas com os advogados da empresa, tenta impedir de partir para a delação premiada, oferecendo garantias econômicas.
3. no caso do ‘Petrolão’, não se trata de desvios de conduta individuais de funcionários da Petrobras, nem são eles, empregados, em sua maioria, os responsáveis. Trata-se de um processo sistemático que envolve os governos da Presidente Dilma (que ademais foi presidente do Conselho de Administração da empresa e Ministra de Minas e Energia) e do ex-presidente Lula. Foram eles ou seus representantes na Petrobras que nomearam os diretores da empresa ora acusados de, em conluio com empreiteiras e, no caso do PT, com o tesoureiro do partido, de desviar recursos em benefício próprio ou para cofres partidários.”
Eu desenho de novo parte do esquema para ajudar o leitor. A explicação está aqui.
Captura de Tela 2015-02-12 às 22.54.37
Captura de Tela 2015-02-12 às 22.55.19
4. diante disso, a Excelentíssima Presidente da República deveria ter mais cuidado. Em vez de tentar encobrir suas responsabilidades, jogando-as sobre mim, que nada tenho a ver com o caso, ela deveria fazer um exame de consciência. Poderia começar reconhecendo que foi no mínimo descuidada ao aprovar a compra da refinaria de Pasadena e aguardar com maior serenidade que se apurem as acusações que pesam sobre o seu governo e de seu antecessor.”
Aécio exige um “mea culpa” de Dilma. FHC exige um “exame de consciência”.
Os dois têm de aprender que Dilma é moralmente incapaz disso. Os dois têm de aprender que fazer oposição ao PT não é exigir atitudes honrosas dos petistas, mas dizer justamente que eles são moralmente incapazes de tais coisas.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário