segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Socialismo do século 21, sabe-se lá que extrovenga era essa, mas era o sonho de Chavez,Fidel, Raul, Lula, Dilma, Morales, Cristina, Correa e cucarachas companheiros..,

Maduro aumenta salário mínimo em 50% na Venezuela – para R$ 36

O reajuste é o quinto em um ano, mas os venezuelanos sofrem com inflação nas alturas e escassez de alimentos e mantimentos básicos.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo um aumento de 50% no salário mínimo, que sobe para 40.638 bolívares. O valor representa 60 dólares (180 reais), na taxa oficial mais alta e fictícia, e 12 dólares (36 reais) na cotação do mercado negro. “Para começar o ano, decidi pelo aumento. Seria, se levarmos em conta o aumento que dei em janeiro de 2016, o quinto em um ano”, disse Maduro, na primeira transmissão de 2017 de seu programa semanal no canal estatal VTV. O salário mínimo atualmente em vigor é de 27.091 bolívares e foi reajustado em novembro.
O salário é complementado com um bônus de alimentação de 63.720 bolívares (equivalente a 93 dólares, na taxa oficial fictícia). O aumento decretado inclui os aposentados, assinalou Maduro.
Os aumentos sucessivos decretados pelo presidente socialista foram devorados pela inflação, estimada em 475% em 2016 , e pela perda de valor do bolívar frente ao dólar. Além do alto custo de vida, os venezuelanos sofrem com a escassez de alimentos e remédios.
Para combater o desabastecimento, Maduro anunciou um plano para criar “um sistema de lojas” que venderão produtos básicos a preços subsidiados, que será controlado pelos Comitês Locais de Abastecimento e Produção (Clap), organizações municipais que distribuem comida em áreas populares. Segundo o presidente, as lojas estarão localizadas nas 45 cidades mais povoadas do país petroleiro.
(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário