Ronaldinho Globetrotter




Malabarismo: O jogador em uma de sua exibições: farra mundo a fora

Jogo de futsal na Índia, balada em Las Vegas, partida de exibição no Equador. A vida louca de um dos maiores jogadores da história depois da aposentadoria dos gramados

Malabarismo: O jogador em uma de sua exibições: farra mundo a fora

Nas décadas de 1970 e 1980, o time americano de basquete Harlem Globetrotters fez apresentações performáticas que encantaram gerações de torcedores do mundo inteiro com jogadas espetaculares e aparentemente impossíveis. Em 2016, embora em um esporte distinto, o espírito dos Globetrotters parece ter encarnado no brasileiro Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores jogadores da história do futebol. Sem um clube de verdade para exibir seu colossal talento, Ronaldinho tem perambulado mundo afora para, tal qual os americanos do basquete, fazer traquinagens com a bola. No lugar das mãos, entram os pés. Nas últimas semanas, ele esteve em lugares como Marrocos, México, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Guatemala, Kuwait, Equador, Estados Unidos e Inglaterra. Em algumas dessas ocasiões, participou de partidas beneficentes. Em outras, fez ações publicitárias. Quase sempre, bastavam dois requisitos: uma bola e a genialidade do craque para subjugá-la. Às vezes, as aparições nem precisam ser nos gramados. Recentemente, Ronaldinho se aventurou no futsal ao lado do astro brasileiro da modalidade Falcão. O encontro foi realizado na Índia. Especula-se que, por um período de nove dias, Ronaldinho tenha embolsado R$ 2 milhões para driblar, fazer embaixadas e, claro, colocar a bola na rede.
Passado glorioso
Ronaldinho parece ter nascido para o papel de Globetrotter. Poucos jogadores na história são tão habilidosos com a bola nos pés. Se você duvida, basta dar uma olhada no YouTube para se deslumbrar com as jogadas improváveis do craque, especialmente quando ele jogava no Barcelona.O ex-camisa 10 foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo (2004 e 2005) pela Fifa, Rei da América em 2013 pelo Diário El País, do Uruguai, e o maior símbolo de fantasia no futebol, segundo o jornal O Globo. Entre os especialistas, é consenso que ele poderia ter sido muito mais, não fosse por um obstáculo intransponível: a vocação para farrear.
O Brasil é pródigo em formar jogadores tão extraordinários quanto baladeiros. Craques como Renato Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Romário fizeram fama dentro (graças aos gols e jogadas espetaculares) e fora dos gramados (devido às noitadas intermináveis e ao desejo irrefreável de se divertir e fazer muito sexo). Poucas vezes, porém, uma combinação de talento e boemia foi tão explosiva quanto em Ronaldinho Gaúcho. Sem atuar como profissional desde setembro de 2015, quando deixou o Fluminense, Ronaldinho quer agora, aos 36 anos, aproveitar a vida ao máximo, seja numa balada em Las Vegas ou batendo uma bola nos gramados empoeirados de uma cidade qualquer do Equador.
Embora seja um ex-jogador, Ronaldinho parece não estar convencido disso: acaba de lançar um reality show na internet no qual se colocará à disposição dos clubes para contratá-lo. Ele também lançou, na segunda-feira 24, o aplicativo “Zoome”, que funciona como uma rede social voltada a vídeos. “Ronaldinho está se divertindo e ganhando dinheiro”, diz Batista, ex-jogador da Seleção e comentarista do SporTV. “No final da carreira, pular de galho em galho em clube menores denigre a imagem do jogador, que fica desgastada. Daqui para frente, seria um erro se ele voltasse a competir profissionalmente.”
O Brasil é pródigo em formar jogadores tão extraordinários
quanto baladeiros. Ronaldinho é a melhor tradução dessa combinação
Um craque dos escândalos
O craque se envolveu em diversas polêmicas. Confira algumas
Em 2010, depois de deixar o Barcelona (ESP) e ingressar no Milan (ITA), ele alugou uma suíte em um hotel de luxo por três dias e gastou mais de 75 mil euros com amigos e modelos. Fez isso antes de participar de um clássico contra a Inter

ronaldo-02-ie
Em 2011, um vídeo impróprio do craque vazou na internet. Nas imagens, ele aparecia fazendo caras e bocas e direcionava a câmera para as partes íntimas


Em 2014, Ronaldinho publicou uma foto nas redes sociais em que aparece em uma piscina, cercado por cinco mulheres. As moças reclamaram da exposição

ronaldo-04-ie
Na festa de réveillon de 2014 para 2015, o jogador publicou uma foto em que está acompanhado de 13 mulheres



Longe da pressão e da disciplina exigida pelos grandes clubes, o craque conseguiu unir as duas coisas que mais gosta de fazer: jogar bola e participar de festas. Nos últimos anos, ele esteve envolvido em diversas polêmicas, principalmente com bebida e mulheres (leia quadro). Em 2011, quando vestiu a camisa do Flamengo, um vídeo em que aparecia fazendo caras e bocas e direcionava a câmera para as partes íntimas vazou na internet. No mesmo ano, vizinhos do jogador, que adora pagode e funk, reclamaram das nada íntimas festas promovidas por ele na sua mansão em um condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Eles acionaram a polícia, o Ministério Público e fizeram abaixo assinado para expulsar craque e convidados. Ronaldinho também apareceu em fotos com – várias – mulheres em situação constrangedora e era conhecido por não ter muita disciplina na hora de se reapresentar aos clubes após folgas e férias. Em 2014, apareceu em um clipe, cantando e dançando, ao lado de João Lucas & Marcelo em uma música cujo refrão diz: “Joga o copo pro alto. Vamos beber.” A farra só aumentou desde que o jogador virou “Globetrotter”. Há alguns dias, ele apareceu completamente embriagado durante uma entrevista para o canal Fox Sports.
Ronaldinho Gaúcho viveu seu auge durante três anos (2004 a 2006), quando conquistou por duas temporadas o Campeonato Espanhol pelo Barcelona, da Espanha. Segundo especialistas, o que lhe sobrava em talento, faltava em disciplina. “Se Ronaldinho tivesse jogado 10 anos como jogou naqueles três, estaria para sempre na lista dos 10 melhores jogadores da história do futebol”, afirma o comentarista Tostão, ex-jogador e um dos heróis da conquista da Copa de 1970. “Infelizmente, ele não vai ficar. O esplendor durou pouquíssimo tempo.” Ronaldinho não parece dar bola para isso. Enquanto houver farra, sexo e mulheres, vai continuar tudo bem.
A equipe de basquete mais famosa do mundo
ronaldo-07-ie
O termo Globetrotter surgiu a partir de uma equipe norte-americana de basquete que se chamava Harlem Globetrotters e foi criada em 1927 tendo como base três jogadores da equipe semi-profissional Savoy Five, de Chicago, nos Estados Unidos, que havia sido dissolvida naquele ano. Eles ficaram famosos por misturar entretenimento e habilidades durante suas partidas de exibição, repletas de brincadeiras. Os Globetrotters adotaram uma versão da música “Sweet Georgia Brown” para os seus shows, realizaram dois filmes e viajaram o mundo com mais de 25 mil apresentações em 118 países. O sucesso dos jogadores de camisas azuis com estrelas vermelhas e brancas e shorts listrados vermelho e branco foi tão grande que eles se transformaram em desenho e ganharam a alcunha de “a equipe de basquete mais famosa do mundo”.
Fotos: Divulgação; Reprodução; Tamas Kovacs/MTI via AP; Ethan Miller/Getty Images
http://istoe.com.br/ronaldinho-globetrotter/

Comentários

Postagens mais visitadas