sábado, 8 de novembro de 2014

'Layla', obra-prima de Eric Clapton que conta a história real de um amor proibido, é relançada.

Eric Clapton (esq.) é Derek: ao lado do trio The Dominos, ele fez uma obra-prima em 1970 


RIO - A única coisa ruim da edição especial de "Layla and other assorted love songs" , de Derek and The Dominos, é que o encarte traz informações técnicas das gravações, fotos das sessões, mas não conta a história do disco. E embora se mantenha, por si só, uma obra-prima, apesar de todos esses anos (fez 40 em 2010), "Layla" é também uma fantástica história - de amizade, de dor e, acima de tudo, de amor. Ouvir a primeira, um clássico da mitologia do rock, sem saber da segunda é um pecado - comparável a se apaixonar pela esposa do melhor amigo.
A sinopse: no final dos anos 1960, Derek (Eric Clapton) é uma estrela do rock atormentada pelo próprio talento e pelo status de celebridade trazido por ele. Depois de duas experiências desgastantes com supergrupos (Cream e Blind Faith), ele é atraído pela camaradagem hippie do grupo Delaney & Bonnie and Friends e se junta a ele, em busca de simplicidade e de um inatingível anonimato.
Ouça 'Bell bottom blues'
Com a trupe, grava, quase em sequência, um disco ao vivo ("On tour with Eric Clapton") e seu primeiro trabalho solo ("Eric Clapton"). Após o desmanche dos Friends, mantém o tecladista Bobby Whitlock (cujo sonho secreto é justamente ser um rockstar), o baixista Carl Radle e o baterista Jim Gordon.
Com eles, usando o codinome Derek and The Dominos, entra nos estúdios Critteria, em Miami, para gravar um novo disco. Abalado pelo uso da heroína e devastado pelo fato de ter se apaixonado por Pattie (Boyd), mulher do seu melhor amigo, George (Harrison), Eric/Derek se entrega às gravações com um fervor incomum. Na cabeceira de sua cama, repousa o livro "The story of Layla and Majnun", do poeta persa Nizami, que conta a história de um homem que se apaixona por uma princesa obrigada pelo pai a se casar com um outro homem.
Ouça a jam session em 'Got to get better in a little while'
Durante as gravações, Derek recebe a visita de um jovem músico brilhante, Duane Allman, dos Allman Brothers, especialista em guitarra slide. A admiração mútua gera uma grande amizade e também a energia que permeia o disco: Derek canta e toca como nunca, e as músicas acabam refletindo o clima ensolarado da Flórida, seja em derramadas canções de amor ("Bell bottom blues", "I am yours") ou em blues com jeito de jam (em "Key to the highway", pode-se ouvir os gritos de Derek durante os solos de Allman). Entre as faixas, está também a épica "Layla", que se tornaria um dos maiores clássicos do rock.
O disco sai no fim de 1970 e é recebido com ressalvas pela crítica. É bem-sucedido nos EUA, mas não faz sucesso no Reino Unido, deixando Derek ainda mais deprimido. A morte de Allman, em um acidente de moto, logo depois, faz com que ele entre numa espiral rumo ao fundo do poço. No caminho, porém, é salvo pelo amor de Patty, que abandona George e se entrega a seus braços. Eles vivem felizes por alguns anos.
Apesar de não contar a saga, a edição especial que chega ao Brasil traz um CD-bônus, com versões alternativas de algumas faixas, e duas jams da mesma música ("Got to get better in a little while"). Nada que supere, porém, o encanto das originais.


Read more: http://oglobo.globo.com/cultura/layla-obra-prima-de-eric-clapton-que-conta-historia-real-de-um-amor-proibido-relancada-2791545#ixzz3IU5Hn12A

Nenhum comentário:

Postar um comentário