sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dilma destruiu a Bolsa..,

Brasil: entre os piores desempenhos do mundo desde que Dilma assumiu. Ou: Metade do valor destruído em dólar

O governo Dilma começou em primeiro de janeiro de 2011. Desde então, o Ibovespa, índice que mede o desempenho das principais empresas brasileiras negociadas em bolsa, perdeu mais da metade de seu valor em dólar. Foi simplesmente o pior desempenho do globo, às exceções apenas de Cazaquistão e Ucrânia, em guerra civil.
Fonte: Bloomberg
Fonte: Bloomberg
Até mesmo a Rússia, que enfrenta grave crise geopolítica por conta da Ucrânia, e cuja moeda já perdeu quase 30% de valor somente neste ano, caiu menos do que o Brasil nesse período. Outros países latino-americanos, como Chile e Peru, perderam bastante valor em dólar, mas bem menos do que o Brasil, comprovando que há fatores intrínsecos ao nosso modelo econômico responsáveis pela queda drástica.
Enquanto isso… a bolsa americana, medida pelo S&P 500, valorizou-se mais de 60% no período! A recuperação foi impressionante lá. O investidor global que decidiu investir $ 100 no começo de 2011 nas ações de empresas americanas, teria hoje mais de $ 160, enquanto aquele que resolveu apostar os mesmos $ 100 no Brasil sob o governo Dilma teria menos de $ 49 hoje.
Ou seja, o que decidiu ficar na maior segurança dos Estados Unidos teria mais do que o triplo daquele ousado que acreditou na “nova matriz macroeconômica” de Dilma e em seu “nacional-desenvolvimentismo”, uma verdadeira máquina de destruição de valor dos nossos ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário