sábado, 25 de outubro de 2014

Violência não... mas conflito sim

Violência e conflito pertencem ao mesmo campo semântico, mas tem suas diferenças. A etimologia pode ajudar a esclarecer semelhanças e enfatizar contrastes?



A palavra "violência" tem ligações perigosas com a palavra latina vis, "força". A palavra "virtude" também está vinculada à força. Não se pode fazer o bem de maneira frouxa. Os antigos se referiam à violência do vento, do sol... como coisas naturais, embora muitas vezes terríveis.

violência viola, agride, maltrata. Entre os homens, a violência é caminho torto para resolver conflitos, que sempre existem. A palavra remete a um choque (entre dois corpos, duas opiniões, duas forças). Não há história sem conflito. Não há romance, conto ou poesia sem conflito. Não há vida sem conflitos, internos e externos.

Esse entrechoque está presente no verbo latino fligere, "bater", "ferir". O conflito é inevitável, e pode tornar-se violência. A violência nasce do vazio. O conflito, da convivência. A sabedoria está em fazer dos conflitos ocasião de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário