sexta-feira, 30 de maio de 2014

Visitem a página: http://www.imigrantesitalianos.com.br/

"Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro? 
é a massa dos infelizes? 
Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco. 
Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho. 
Criamos animais, mas não comemos a carne. 
Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria? 
Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?" 
(resposta de um italiano a um Ministro de Estado de seu país, a propósito das razões que estavam ditando a emigração em massa)
Visitem a página:
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
O objetivo deste trabalho é apresentar a você  muitos sobrenomes de imigrantes italianos, com as respectivas origens, entre os quais, com alguma sorte, poderá encontrar os de seus ancestrais.
Caso não os encontre desde logo, não desanime. A Internet tem facilitado muito a troca de informações e aqui serão acrescentadas todas as que meus preciosos amigos internautas têm "garimpado" e me indicado.Caso seu objetivo seja o reconhecimento da cidadania italiana, veja AQUI como a Itália tem negado esse direito e como você pode ajudar se conscientizando do problema e protestando.

Antes de navegar por esta página, no entanto, saiba, prezado visitante, que o processo de reconhecimento da cidadania italiana está atualmente demorando algumas décadas, sobretudo no Consulado italiano de São Paulo.
Se quiser juntar-se ao protesto organizado por iniciativa dos presidentes dos COMITES e dos membros do C.G.I.E. do Brasil entre, por favor, no seguinte endereçohttp://www.petitiononline.com/sal5255/petition.html
e clique no "Sign the Petition" (assinar a petição);
na página que se abrirá, coloque seu nome, e-mail e faça qualquer comentário, 
que pode ser "eu concordo"
Precisamos mostrar aos políticos italianos que somos muitos e muito unidos na
defesa de nossos direitos.
Habemus legem! Enquanto não mudada, a Lei tem que ser cumprida!
Para saber mais sobre a odiosa burocracia, via da qual a Itália nos está impedindo o reconhecimento da cidadania, acesse o seguinte endereço
CIDADANIA ITALIANA
Ainda que o objetivo primeiro de suas pesquisas seja a obtenção do passaporte europeu, não se esqueça de preservar e reverenciar a memória dessa "brava gente" que tanto ajudou na construção do Brasil.
Lembrando que o caminho da genealogia italiana é quase sempre longo e espinhoso, enquanto a pesquisa for se desenrolando aproveite para conhecer, nos muitos endereços aqui reunidos, um pouco da Itália: sua história, sua língua, sua gente, seus artistas, escritores, suas igrejas, suas cidades e tantas outras curiosidades que falam tão de perto à nossa alma ítalo-brasileira.
Embora tenha imaginado esta página como um grande "almanaque", há uma seqüência mais ou menos lógica dos endereços, que estão agrupados por assunto segundo a ordem de maior procura.
http://www.imigrantesitalianos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário