sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Veja isto. E deixe a emoção seguir seu curso

“Quantos anos você tem?”, perguntou um dos jurados do reality show australiano X Factor ao candidato que se identificou como Emmanuel Kelly. “Na verdade, não tenho certeza”, respondeu o jovem que sorria timidamente no palco. Nascido num Iraque devastado por conflitos domésticos e guerras apocalípticas, ele ignorava a idade exata quando um grupo de freiras, em 2002, encontrou a caixa de sapatos que dividia com o irmão Ahmed Mustafa. Nenhum deles tinha documentos. Também lhes faltavam as mãos e parte das pernas.

Criados numa instituição católica durante um período da infância, foram adotados pouco tempo mais tarde por Moira Kelly, professora australiana engajada em causas humanitárias e dirigente da Children First, uma fundação de apoio a crianças órfãs. O irmão e a mãe viram no fundo do palco a reação comovente dos espectadores e dos jurados. Em lágrimas, todos ovacionaram a interpretação de Imagine, o clássico de John Lennon.
Na etapa seguinte, Emmanuel seria eliminado da competição organizada pelo programa por ter esquecido parte da letra da canção que apresentava. Pouco importa. Ficararão na memória de milhões de testemunhas a bela voz, o sorriso cativante, sobretudo a expressão vitoriosa de quem superou tantas pedras no caminho e venceu tantos combates terrivelmente desiguais. Veja isto. Ouça isto. E deixe a emoção seguir seu curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário