quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mágicos da economia...,

Mr. M faz nova mágica no Ipea

Marcelo Neri, ou Mr. M, já era o responsável por uma mágica incrível: colocar milhões de pessoas na classe média em velocidade espantosa. Está certo que é uma “classe média” favelada, com renda média que mal dá para chegar ao fim do mês colocando comida direito em casa. Mas assim, com um toque de varinha mágica, milhões de brasileiros entraram na classe média.
Agora Neri preside o Ipea, que nunca mais será o mesmo após a passagem ideológica de Márcio Pochmann. Muito bem: Neri lidera pesquisa que mostra o sucesso do Bolsa Família para reduzir a miséria no Brasil. A presidente Dilma logo aproveitou para comemorar e divulgar a pesquisa, tirando uma casquinha política. Diz a reportagem:
A presidente Dilma Rousseff comemorou, via Twitter, o resultado do estudo do Ipea, dizendo que o Bolsa Família tem efeito multiplicador da renda. “O @ipeaonline divulgou estudo mostrando quecada R$ 1 investido no #BolsaFamília gera aumento de R$ 1,78 no PIB do Brasil. O @ipeaonline comprova o efeito multiplicador de renda do #BolsaFamília por toda a sociedade. O Bolsa Família e o Brasil sem Miséria garantem que 36 milhões de brasileiros saiam da extrema pobreza”, escreveu a presidente.
Entenderam? Não há custo de oportunidade, não há aquilo que não se vê (Bastiat), não há, afinal, aquele que paga a conta! O governo descobriu a máquina de crescimento perpétuo, a alquimia que transforma chumbo em ouro. Basta o governo tirar de José e dar para Pedro, que há um efeito multiplicador na economia.
Claro que o buraco é bem mais embaixo. O PIB mede fluxo anual, e de forma bem imperfeita. É um instrumento keynesiano, que dá peso demais ao consumo. Se você tirar de um poupador e der para um consumidor, o PIB pode até subir mais naquele ano, mas quem, em sã consciência, pode celebrar isso? Só quem, como Keynes, pensa que no longo prazo estaremos todos mortos, então para o inferno com o amanhã!
Pois tirar de quem poupa e entregar para quem consome não gera crescimento sustentável nem aqui, bem na China. É pura transferência de riqueza, nada mais. E costuma punir o crescimento futuro, ao taxar os mais produtivos e distribuir aos menos produtivos. São aqueles que geram riqueza e emprego para esses ao longo do tempo.
Se a lógica da presidente estivesse correta, então o PIB iria “bombar” se o governo tirasse toda a renda dos brasileiros produtivos via impostos e distribuísse aos mais pobres. Um absurdo sem pé nem cabeça, que só pode fazer sentido para socialistas que acreditam que recursos brotam em árvores ou caem do céu.
Não caem. E como disse Thatcher, o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros. Um dia acaba, se o governo sempre punir quem produz riqueza para distribuir benesses e ver o PIB aumentando (ou nem isso) no curtíssimo prazo. É uma mentalidade extremamente míope, endossada pela própria presidente, e respaldada, pelo visto, por pesquisa do outrora respeitável Ipea…

Nenhum comentário:

Postar um comentário