domingo, 30 de janeiro de 2011

Entrevista com João Ubaldo Ribeiro

Por Franco Caldas Fuchs

Aos 70 anos, João Ubaldo ainda adora uma polêmica e não dá bola para críticos


Jornalistas e bichos  
Diferente de outros mestres como Dalton Trevisan e Rubem Fonseca, Ubaldo não foge de entrevistas. Porém, nos últimos dias, ao receber ligações da imprensa do país todo por conta dos seus 70 anos, ele pensava em  não falar  com mais ninguém. “Mas, como sou jornalista por formação, tenho pena de atrapalhar a pauta dos outros e fico sensível”, diz o ex-editor-chefe da Tribuna da Bahia.
Haja saco para ouvir as mesmas perguntas: “Ainda mora em Itaparica? Como era seu pai”, diz, acendendo um cigarro. Pior foi  uma  repórter que chegou atrasada para entrevistá-lo  e ainda  culpou o ferry boat. “Ela começou assim: então, o senhor é escritor? A vontade era dizer: não, sou gigolô da sua mãe!”.
Ser mal interpretado é outra coisa que lhe irrita. “Só dá merda quando o cara coloca nas palavras dele o que eu falo!”. Ele lembra tanto de episódios mais sérios, quanto de  deslizes menores que já o deixaram louco. “Uma vez eu falava sobre um tipo de lesma que era canibal - sempre fui metido a pesquisar sobre bichos - e o repórter escreveu que minha lesma era antropófoga! Como se fosse sinônimo!”.
A íntegra AQUI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário