segunda-feira, 5 de julho de 2010

A VIDA CONTINUA...,

A Copa não é tudo

Esta certo o Brasil parar por causa de uma disputa esportiva, como se fosse uma luta pela soberania?
Tostão
Apesar da importância de uma Copa do Mundo para o futebol, para os jogadores e para as seleções, não e de bom senso definir conceitos e projetar o futuro por causa de um torneio de apenas sete jogos, sendo quatro mata-matas.
Como disse Paulo Calçade, a melhor seleção é a que foi melhor neste mês. Se fizerem outra Copa um mês depois, os resultados serão diferentes.
O tempo e sábio. Muitas coisas acontecem no Mundial, que tem grandes destaques, são esquecidas. Outras, que não foram ressaltadas, serão lembradas.

Na avaliação da carreira de um jogador deveria se dar muito mais importância à média de sua atuações no clube que a atuação em uma Copa do Mundo tão curta. Zico não brilhou intensamente em uma Copa. “azar da Copa”, já disse Fernando Calazans.

A avaliação de uma seleção não pode ser somente pela vitoria ou pela derrota. algumas seleções que perderam, como a Hungria de 1954, a Holanda de 1974 e o Brasil de 1982 continuam sendo lembradas como grandes seleções da historia. Obviamente, não e o caso da atual seleção brasileira.

Terry, Rooney, Lampard e Gerrard, quatro excelentes jogadores da seleção inglesa, não deixaram de ser ótimos por causa de suas más atuações e do fracasso da Inglaterra.

As virtudes do Brasil, bastante conhecidas antes da Copa, como o excelente contra-ataque, as jogadas aéreas e a grande qualidade do goleiro e dos zagueiros não acabaram por causa de uma eliminação da copa.

Alguns lances de um Mundial são mais lembrados que outros mais bonitos e que tiveram mais importância. Com frequência, torcedores me falam da jogada que fiz no primeiro gol do Brasil contra a Inglaterra, na Copa de 1970. Gosto mais dos dois passes que dei contra o Uruguai no mesmo Mundial. Foram melhores e mais decisivos, por causa do jogo mata-mata.

A Copa do Mundo se tornou um grande negocio para a Fifa, patrocinadores e investidores. Para o torcedor brasileiro, além da emoção e do prazer de assistir a um Mundial, é uma catarse dos impulsos reprimidos e uma exacerbação de sentimentos ufanistas e nacionalistas. Esta certo o Brasil parar por causa de uma disputa esportiva, como se fosse uma luta pela soberania nacional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário