quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Conhece-te a ti mesmo

O que significa a frase Conhece-te a ti mesmo:

"Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia.
Não há certeza absoluta em relação a quem foi autor desta máxima, mas há vários autores que atribuem a autoria da frase ao sábio grego Tales de Mileto. Apesar disso, existem teorias que afirmam que a frase foi dita por Sócrates, Heráclito ou Pitágoras.
O aforismo "Conhece-te a ti mesmo" está inscrito na entrada do templo de Delfos, construiído em honra a Apolo, o deus grego do sol, da beleza e da harmonia.ex
Em grego (língua em que foi escrita), esta frase é gnōthi seauton; em latim é nosce te ipsum e em inglês é Know thyself.
A frase completa é: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo."
Esta máxima também é amplamente usada no âmbito de algumas religiões. como o espiritismo, que abordam a importância do autoconhecimento.
No decorrer dos séculos, esta frase foi usada por vários autores e pensadores, tendo por isso várias interpretações.

"Conhece-te a ti mesmo" e Sócrates

Segundo Platão, Sócrates esteve presente no Templo de Apolo em Delfos, onde o oráculo afirmou que ele era o homem mais sábio que existia. No entanto, a resposta de Sócrates foi a aquela que é provavelmente a sua frase mais conhecida: "Só sei que nada sei".
Sócrates foi um grande defensor do autoconhecimento, e durante a sua vida dedicou muito tempo para tentar entender a sua própria natureza. Afirmou que nenhum indivíduo era capaz de praticar o mal conscientemente e propositadamente, mas que o mal era um resultado da ignorância e falta de autoconhecimento.

Explicação da frase "Conhece-te a ti mesmo"

Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é nos conhecermos a nós próprios. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem nós somos. O conhecimento e conhecer a nós próprios é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia podemos aprender mais.
O processo de autoconhecimento muda a forma como uma pessoa interage com o mundo e com as outras pessoas, abrindo a possibilidade para conhecer e aprender novas coisas.
Outra explicação é que é mais importante nós nos conhecermos, termos noção de quem nós somos, e não dar importância ao que as outras pessoas pensam sobre nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário