'Tiririca da Guatemala' é eleito presidente do país

O comediante que nunca exerceu um cargo público teve mais de 67% dos votos
Jimmy Morales
Jimmy Morales: comediante que nunca teve cargo público será presidente do país(YouTube/Reprodução)
O comediante evangélico Jimmy Morales ganhou as eleições para a Presidência da Guatemala com um resultado histórico: ele conquistou o dobro de votos de sua rival, Sandra Torres. Com 100% das urnas contabilizadas, Morales, de 46 anos, somou um número inédito de votos na nação centro-americana, 2.749.634, totalizando 67,43% dos eleitores.
Sua rival, a ex-primeira-dama Sandra Torres, da União Nacional da Esperança (UNE), conseguiu 1.327.976 votos, totalizando 32,57%. Morales, um novato no mundo da política, surgiu após as manifestações contra a corrupção dos últimos meses. "Não fui eu que me declarei vencedor, mas o povo que o fez", disse Morales, acrescentando que irá trabalhar com uma equipe de transição para estudar os problemas econômicos do país.
Segundo os dados atualizados do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) em seu site, dos mais de 7,5 milhões de guatemaltecos convocados às urnas no domingo, um total de 4.253.417 eleitores votaram, o que representa uma participação do 56,29%, com abstenção de 43,71%. Morales, que se tornou o décimo presidente da era democrática da Guatemala, tomará posse do cargo no próximo dia 14 de janeiro para um mandato de quatro anos.
O ator Jimmy Morales durante votação na Guatemala
O ator Jimmy Morales durante votação na Guatemala(O ator Jimmy Morales durante votação na Guatemala/AFP)
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/tiririca-da-guatemala-e-eleito-presidente-do-pais

Comentários

Postagens mais visitadas