terça-feira, 18 de agosto de 2015

Boneco de Lula visto em protesto vira hit na internet

Boneco de 12 metros de altura usado durante protesto em Brasília inspirou brincadeiras e ganhou uma multidão de seguidores nas redes sociais




BRASÍLIA - O protesto contra a corrupção realizado neste domingo em Brasília teve como personagem principal uma figura desengonçada com olhos assustados, que, após surgir na Esplanada dos Ministérios, deixou as ruas da capital e percorreu o mundo em fotos e inspirou muitos memes — brincadeiras reproduzidas à exaustão pela internet. Batizado de Lula Inflado, um boneco do ex-presidente com 12 metros de altura e roupa de presidiário foi criado pelo Movimento Brasil e, agora, deverá fazer uma verdadeira turnê pelo país.

Mesmo com os pés presos a uma bola de ferro, Lula Inflado flutuou acima de milhares de manifestantes e arrancou risadas por conta de sua roupa listrada de presidiário com os números ‘‘13’’ e ‘‘171’’ no peito. Resultado: ganhou dezenas de páginas e milhares de seguidores no Facebook e no Twitter. De acordo com Ricardo Honorato, um dos organizadores do protesto, o boneco ficou trancado a sete chaves até a hora do ato público.
— Queríamos algo marcante, não bastava exibirmos apenas faixas. Pensamos: o que ainda não apareceu nos protestos? Um Lula presidiário. O boneco foi mantido em segredo por dois meses pelo grupo do Distrito Federal do Movimento Brasil. Fizemos uma arrecadação para cobrir o custo de R$12 mil da confecção do boneco sem a participação de qualquer partido. A dor no corpo e as queimaduras são só nossas — afirma Honorato.
‘CHECKUP’ ANTES DA TURNÊ

Devido ao sucesso do boneco, o Movimento Brasil planeja levá-lo para várias capitais do país. Honorato disse o local da próxima aparição de Lula Inflado ainda é segredo, mas ele adianta que já está sendo preparada uma grande cela para acompanhá-lo. Antes disso, porém, ele terá de passar por um checkup.
— Lula Inflado sofreu um acidente. Quando estávamos enchendo o boneco, ele sofreu um ataque do coração, surgiu um furo no lado esquerdo do peito. Vamos ter de mandá-lo a São Paulo, para fazer uma cirurgia — brinca Honorato, sem esclarecer se está dando uma pista sobre a próxima manifestação da figura gigante.
Enquanto não volta às ruas, Lula Inflado dá as caras em muitos memes: aparece em uma cena do clássico do terror “O iluminado”, entre princesas da Disney, despencando das torres gêmeas do World Trade Center, em capas de álbuns como ‘‘Nevermind’’, do Nirvana, e ‘‘Dinasty’’, do Kiss, e perdido na capa do livro “Onde está Wally”, entre outros.
— Lula Inflado virou um ícone, o maior símbolo das manifestações de rua— destaca Renan Santos, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre.
http://oglobo.globo.com/brasil/boneco-de-lula-visto-em-protesto-vira-hit-na-internet-17216751

Nenhum comentário:

Postar um comentário