terça-feira, 14 de julho de 2015

Lava Jato: Polícia Federal cumpre mandados em Balneário Camboriú, Penha e Pomerode

14 de julho de 2015

0
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Penha e Pomerode na manhã desta terça-feira. A ação faz parte da Operação Politéia, que tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em todo o país.
Os mandados fazem parte de seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. As medidas  decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para tentar evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Além de documentos, também serão apreendidos bens que tenham sido, possivelmente, obtidos através de prática criminosa.
Os investigados respondem por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.
Um delegado de Brasília acompanha a operação em Santa Catarina, que reúne ao todo 26 policiais. Em todo o país os alvos casas, endereços funcionais, sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos. Documentos e objetos estão sendo recolhidos e serão enviados de imediato à capital federal.
Os mandados foram expedidos pelos ministros Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Além de Santa Catarina, também estão sendo cumpridos mandados no Distrito Federal (12), Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5). 
O nome da operação, Politéia, em grego, faz referência ao livro “A República” de Platão, que descreve uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário