sábado, 7 de fevereiro de 2015

Volvo vai desativar linhas de produção no Brasil, Polônia e EUA

volvo - linha de montagem
A Volvo disse nesta quinta-feira que vai fechar operações em seu braço de fabricação de máquinas e caminhões no Brasil, Polônia e nos Estados Unidos, o que significa mil postos de trabalho a menos para a empresa. De acordo com o presidente-executivo do grupo, Olof Persson, o segmento de fabricação de equipamentos da Volvo tem sofrido com a deterioração nas margens em mercados fora da América do Norte. No ano passado, a Volvo já havia anunciado o corte de 4,4 mil vagas, para reduzir seus custos.
Em seu balanço financeiro divulgado nesta quinta, a companhia diz que, em 2014, o mercado brasileiro — o mais importante da América do Sul — de caminhões pesados caiu 11% em relação ao ano anterior. “A demanda por caminhões foi afetada, principalmente, pelo baixo crescimento da economia e, consequentemente, nas nossas operações”, disse.
Como resultado desse cenário, segundo a empresa, a política do governo para incentivar a compra de veículos comerciais mudou, com o aumento nos juros, por exemplo. “Isto significa que o mercado terá um início fraco em 2015”, concluiu a Volvo. Neste ano, a previsão do grupo é que o mercado de caminhões pesados no Brasil some 75 mil vendas ante a previsão anterior de 85 mil.
A restruturação dos negócios de máquinas e equipamentos do grupo sueco Volvo prevê a desativação de duas linhas na fábrica da empresa em Pederneiras, no interior paulista. A unidade, contudo, continuará operando com a produção de outros bens de capital: escavadeiras, carregadeiras, caminhões articulados, compactadores de solo e escavadeiras.
As linhas de retroescavadeiras e de motoniveladoras da fábrica paulista serão desligadas durante este ano de forma gradual, segundo informa a filial brasileira da multinacional.
O fim dessas duas operações, que também atinge fábricas nos Estados Unidos e na Polônia, faz parte de uma estratégia global do grupo que vai transferir a produção de retroescavadeiras e motoniveladoras para a SDLG, uma empresa chinesa da Volvo Construction Equipment, braço do grupo na indústria de máquinas e equipamentos de construção.
O objetivo é reduzir custos e melhorar a rentabilidade da operação. Os dois produtos não vinham gerando a rentabilidade esperada pela companhia.

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