quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Balneário Piçarras - SC

O nome Piçarras vem das rochas de argila que se encontram em grande quantidade no subsolo do município: trata-se do piçarro, ou piçarra, também comum no nordeste do Brasil e citado por João Cabral de Mello Neto no poema Morte e Vida Severina, em que ele diz, textualmente: "Para quem lutou a braço contra a piçarra da caatinga, fácil será amansar esta aqui, tão feminina..." 

A geografia determina a vocação econômica da cidade, pois as dificuldades para se trabalhar a terra são compensadas pelas alternativas que o mar oferece. Com sete quilômetros de praia, Piçarras tem no mar a base de suas atividades. É dele que o município tira inspiração e é ele que, com suas águas limpas, atrai durante o verão cerca de 50 mil turistas que multiplicam a população fixa de 10 mil habitantes e fazem girar a engrenagem da economia local. 

Na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, o centro e a área norte concentram a maior parte dos visitantes. Vários hotéis e Pousadas oferecem perto de 700 leitos. A infra-estrutura turística inclui ainda bares, casas noturnas e restaurantes que oferecem os famosos rodízios de frutos-do-mar.

Piçarras tem localização geográfica privilegiada: fica a 12 quilômetros do aeroporto de Navegantes e está ligada à BR-101 por vias pavimentadas, o que garante acesso fácil a outros pólos de diversão e consumo como o Beto Carrero World (Penha), Blumenau e Brusque. 
Situada no litoral norte de Santa Catarina, a 110 quilômetros da Capital do Estado (Florianópolis), Piçarras limita-se ao norte com Barra Velha, ao sul com Penha, a oeste com Luiz Alves e Navegantes e a leste com o oceano Atlântico e faz parte da AMFRI, Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. Segundo dados do IBGE, a área municipal é de 154 quilômetros quadrados, com uma topografia que se eleva suavemente de leste para oeste, até atingir altitudes de cinco e sete metros, formando uma planície entre o mar, o rio Piçarras e a BR-101. 

Piçarras tem uma característica geográfica rara: é um município litorâneo com grande parte de seu território acima do nível do mar. Está a 26° 45' 30'' de latitude e 48° 40' 40'' de longitude. O clima predominante é quente e úmido. A temperatura chega a atingir 40°C no verão, descendo a menos de 10°C no inverno, com ventos mais freqüentes do quadrante norte. 

Em Piçarras, a mudança das estações acontece de forma evidente. No verão, a brisa do mar e rápidas chuvas ao final do dia atenuam o calor tão intenso quanto as cores dos flamboyants floridos. As folhas secas das amendoeiras à beira-mar e o céu límpido marcam os dias de outono. O frio chega para valer em junho e traz com ele longas noites estreladas. O movimento de pássaros das mais variadas espécies anuncia a primavera, numa explosão de vida que pinta a paisagem, outra vez, de flores e verde. 

A Mata Atlântica sobrevive em algumas áreas com perobas-vermelhas, canelas pretas, palmiteiros, laranjeiras do mato, entre outras árvores de grande porte. 
Balneário-vedete dos anos 70, Piçarras hoje é chamada praia de elite. O carinhoso título de "Namorada do Atlântico" também ajuda a provar que não é por acaso. 

Também considerada em 2001 a "Capital Brasileira do Jet Sky", a Praia de Piçarras é uma grande baía que aguarda a todos para um delicioso e refrescante banho, em suas águas calmas e cristalinas.
http://www.balneariopicarras.com.br/picarras/sobrepicarras.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário