FOTOS IMPRESSIONANTES: Os enigmáticos, misteriosos e ainda não explicados desenhos gigantes feitos em plantações

6_west_kennett_longbarrow_9_june_2008
Espiral perfeita em West Kenneth Long Barrow, 9 de junho de 2008: quem está por trás? (Fotos: APS Aerial Photography e WCCSG)
Post publicado originalmente a 14 de fevereiro de 2013
Campeões-de-audiênciaOs defensores da teoria sobre a existência de vida inteligente em outros planetas garantem que são obras de alienígenas; alguns cientistas apostam em uma complexa ação do vento e do solo; outros juram que não passam de pegadinhas armadas por agricultores mais habilidosos esteticamente.
Na verdade, não importa. Os célebres crop circles, ou “círculos de colheita”, continuam aparecendo aos montes pelos campos do mundo afora, sem que alguém explique de uma vez por todas como são produzidos.
Em busca de respostas para este incrível mistério, pesquisadores do fenômeno baseados em Wiltshire, condado no sudoeste da Inglaterra mundialmente conhecido como o epicentro global dessas enigmáticas manifestações, além de território do mítico monumento pré-histórico Stonehenge, criaram em 1995 o Wiltshire Crop Circle Study Group (WCCSG).
6 mil crop circles desde os anos 1980
Whitefield-Hill_3ago10 trigo
Whitefield-Hil, 30 de agosto de 2010: arte no trigo
Como o próprio nome indica, trata-se de um grupo de estudos, que se apoia em três pontos de vista sobre o assunto – “físico, metafísico e espiritual” -  para tentar entendê-lo melhor.
O WCCSG, que organiza eventos e edita o jornal bimensal The Spiral(“A Espiral”) dá como certo que os crop circles existem, estão distribuídos por todo o planeta (mais de 6 mil desde a década de 1980), são inspirados em geometria complexa, simbologia antiga e matemática avançada e podem ser codificados, entre outros preceitos.
O interessante site do WCCSG traz uma enxurrada de imagens dos círculos, captadas pela empresa britânica APS Aerial Photography e informações mais aprofundadas sobre o tema. Selecionei uma dezena realizada entre 2008 e 2012 apenas em lugares do condado de Wiltshire. Confiram:
Wilton Windmill 1 jun11 trigo 150ft
Uma serpente de mais de 45 metros em Wilton Windmill: senso de humor extraterreno?
Water Eaton Copse nr Hannington12mai12
Campo próximo a Hannington, a 12 de maio de 2012
Beckhampton 3jul10
“Pássaro” em Beckhampton, 3 de julho de 2010
Chilcomb near Winchester Hampshire 200 ft across comum anos 1jul12
Cubo em Winchester Hampshire, 1 de julho de 2012: as formas dimensionais estão cada vez mais comuns nos “crop cricles”
Barley
Quatro desenhos como este, de 2 de julho de 2009, já apareceram no mesmo campo próximo a Stanton St. Bernard
Roundway-Hill_near Devizes 25jul10
Campo próximo a Devizes, 25 de julho de 2010
11_all_cannings_30_june_2008
Um diamante em All Cannings, 30 de junho de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas