quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

2015, um ano perdido. BC prevê inflação dentro da meta só em 2016 Órgão teme aumento acelerado dos preços em curto prazo, por isso elevou os juros

BC prevê inflação dentro da meta apenas em 2016

Em ata, entidade não descarta um cenário de alta da inflação no curto prazo. Copom aumentou Selic em 0,50 p.p. na semana passada, para 11,75%

"Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante", reforçou, em ata, o BC
"Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante", reforçou, em ata, o BC (Elza Fiúza/Agência Brasil/VEJA)
A inflação no Brasil tende a se manter elevada em 2015, mas ainda no próximo ano entrará em "longo período de declínio". A previsão foi feita pelo Banco Central (BC) para justificar a aceleração de velocidade de alta dos juros na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa Selic subiu de 11,25% para 11,75% na semana passada. A informação consta na ata do Copom divulgada nesta quinta-feira.
No documento, o BC não descarta um cenário de alta da inflação no curto prazo. O BC prevê a convergência da inflação para a trajetória de metas somente em 2016. O centro da meta de inflação é de 4,5% e o teto, de 6,5%.
Leia mais:
Copom surpreende e eleva taxa de juros a 11,25% ao ano  

Confira o desempenho de alguns vilões da inflação
Inflação do aluguel acelera em outubro 
Nesse cenário, o BC avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia, considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária. Mas avisa que é preciso se manter "especialmente vigilante".
"Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação, como o observado nos últimos doze meses, persistam no horizonte relevante para a política monetária", diz a entidade.
(Com Estadão Conteúdo)
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/bc-preve-inflacao-dentro-da-meta-apenas-em-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário