segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Petrobras despenca e puxa queda da Bovespa após reeleição de Dilma Ibovespa caiu 2,77%, a 50.503, no menor patamar desde abril. Petrobras caiu mais de 12%, maior baixa em seis anos.

 Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta segunda-feira (27), em reação à reeleição da presidente Dilma Rousseff na véspera por uma margem apertada.
O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caiu 2,77% e encerrou o dia a 50.503 pontos, menor patamar desde o dia 15 de abril. Veja cotação.
As ações da Petrobras despencaram mais de 12%, a principal pressão negativa no índice. Veja cotação. A estatal encerrou o dia com a maior queda diária desde novembro de 2008.
Os papeis da Eletrobras também estavam entre as principais baixas do dia, com desvalorização de quase 12%. As ações do Banco do Brasil, por sua vez, recuavam mais de 5% perto do fim do pregão.
Operadores e analistas criticam o que consideram como intervenção excessiva nas estatais que, na visão dos agentes, deve persistir com a continuidade de Dilma no Palácio do Planalto, segundo a agência Reuters.
"Se Dilma optar por um caminho diferente, pode conseguir acalmar o mercado. Caso insista em nomes [de ministros da Fazenda] que não são bem aceitos pelo mercado, teremos mais quatro anos extremamente ruins na economia. No primeiro momento, o mercado não irá dar o benefício da dúvida a ela", disse à Reuters o gestor de um fundo no Rio de Janeiro, pedindo para não ser identificado.
"A economia está muito mal, o quadro fiscal é péssimo e o mercado externo tem um risco crescendo, fora o risco de racionamento (de energia) no ano que vem", disse à Reuters o gestor Eduardo Roche, da Canepa Asset Management.
O analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, disse em nota que há vários pontos na agenda econômica (política fiscal e monetária) e política (reforma política e combate à corrupção) que devem nortear as ações do governo nessa virada de mandato, e podem ser decisivos para o mercado financeiro.
"Se o governo agir rápido, pode retomar um certo nível de confiança reduzindo a volatilidade e abrido espaço para a retomada dos investimentos", escreveu a clientes.
O dólar também reagiu ao desfecho do segundo turno, fechando esta segunda-feira com alta de 2,68%, a R$ 2,5229. Veja cotação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário