segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Governador de Pernambuco anuncia apoio a Aécio Neves

O governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), se antecipou à reunião do partido, marcada para segunda-feira (6), e anunciou no fim da noite deste domingo (5) que defende apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.
"A surpreendente ascensão de Aécio Neves nos últimos dias do processo eleitoral para a Presidência da República refletem o seu excelente desempenho nos debates eleitorais e o credenciam para representar as forças de oposição no segundo turno do pleito presidencial", disse o governador em nota.
"Vou defender esta tese junto aos companheiros do diretório regional do PSB e, também, como integrante do diretório nacional, vou indicar o nome de Aécio Neves para apreciação da Executiva nacional", afirmou.
O PSB-PE marcou para a tarde desta segunda-feira reunião para definir apoio –a tendência é de apoio ao tucano.
A antecipação de Lyra é simbólica por causa do histórico do governador que assumiu o comando do Estado em abril deste ano, quando Eduardo Campos afastou-se para disputar a Presidência.
Lyra pertencia aos quadros do PDT, mas migrou para o PSB no ano passado a pedido de Campos, que não queria que o governo de Pernambuco saísse das mãos de seu partido nos últimos nove meses deste ano.
Devido à concessão feita, Lyra acreditou que seria escolhido por Campos para disputar o governo no Estado. Com a escolha de Paulo Câmara (PSB), eleito governador neste domingo, Lyra ficou magoado e a relação entre ele e Eduardo Campos ficou estremecida durante algum tempo.
Um dos motivos para a reaproximação era o interesse de João Lyra Neto em reeleger sua filha, Raquel Lyra (PSB), deputada estadual para, em dois anos, elegê-la prefeita de Caruaru, sua cidade natal.
Sanadas as divergências, Lyra reaproximou-se de Campos e tomou a frente das questões burocráticas envolvendo a coleta e traslado dos restos mortais do ex-governador pernambucano, morto em um acidente aéreo em agosto.
Esta foi a única nota emitida por Lyra neste domingo. Ele não chegou a se manifestar publicamente para felicitar Câmara pela vitória.
"Aécio tem uma trajetória de compromisso com a redemocratização do país, processo que seu avô, Tancredo Neves, teve papel decisivo, contando com a participação de meu irmão Fernando Lyra", disse em nota.
"O Brasil enfrenta um momento muito delicado em sua economia e também um esgarçamento no seu tecido político", afirmou. "Creio que Aécio Neves conquistou a condição de liderar esse momento da política nacional", disse o governador. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1527952-governador-de-pernambuco-anuncia-apoio-a-aecio-neves.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário