terça-feira, 28 de outubro de 2014

Confusa como sempre, Dilma diz por que perdeu em São Paulo

Ela ainda não se refez do susto que levou

Ricardo Noblat
Sabe por que Dilma Rousseff foi impiedosamente derrotada em São Paulo pelo dilatado placar de 64% dos votos contra 25,8%? Porque a imprensa não noticiou direito a crise da falta de água no Estado.
Abismado com tamanha asneira? Queixe-se ao bispo.
A autora da asneira foi a presidente reeleita Dilma Rousseff durante em entrevista, ontem à noite, à TV Record.
Não, ela não corou quando disse isso. Nem pareceu acanhada. Enfrentou alguma dificuldade para se expressar, mas nada de excepcional. O de costume.
Há mais de três meses que a falta de água é notícia diária na imprensa paulista. E também fora dali. Certamente não foi disso que Dilma se queixou.
Ela queria que a imprensa culpasse o governo estadual pela crise com mais ênfase do que ela o fez. Assim, raciocina Dilma, o voto a favor dela poderia ter sido maior.
A tradução do pensamento de Dilma pode torná-lo mais compreensível, imagino. Nem por isso mais aceitável.
Dilma é da mesma escola de Lula – ambos gostariam que a imprensa se comportasse como um aliado deles. Uma vez, disse Lula (cito de memória):
- Não gosto de ver publicada notícia. Gosto de ver publicada publicidade.
Livre tradução: gosto de ser incensado. Criticado, não.
É muito simples: Dilma perdeu de lavagem a eleição em São Paulo porque os paulistas jamais gostaram do PT. É por isso que um petista nunca se elegeu governador.
O candidato de Lula ao governo foi contemplado com a votação humilhante de menos de 20%. No ABC paulista, onde o PT nasceu, o PSDB ganhou outra vez.
Em São Bernardo do Campo, cidade onde Lula mora, Dilma perdeu para Aécio.
Dilma ganhou outro mandato, mas parece perdida. Ainda não se refez do susto que levou ontem. Por mais que não queira, será refém de um Congresso conservador e fisiológico.
Podem me cobrar em um futuro próximo: o PT ainda se arrependerá de ter ganhado com ela. Se tivesse perdido, e por pouco, Lula já estaria em campanha para voltar em 2018.
Dilma Rousseff, reeleita presidente da República  (Foto: André Coelho / Agência O Globo)Dilma Rousseff, reeleita presidente da República (Imagem: André Coelho / Agência O Globo)http://noblat.oglobo.globo.com/meus-textos/noticia/2014/10/confusa-como-sempre-dilma-diz-por-que-perdeu-em-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário