CARPACCIO

Os antepastos italianos possuem papel de destaque na culinária Italiana, e com o tempo ganharam o mundo e a mesa de muitas pessoas pela interessante combinação de sabores.
O Carpaccio é um exemplo de um antepasto italiano que faz sucesso. As famosas lâminas bem finas de carne crua ganharam o paladar das pessoas, e hoje já existem muitas variações. Ao contrario do que a maioria acredita o Carpaccio não é um prato tão antigo como parece.
Criado na década de 50 pelo grande Giuseppe Cipriani, o Carpaccio assim como muitos pratos possui uma história bem interessante e curiosa. Giuseppe era dono do Harry’s Bar em Veneza, e recebeu a Condessa Amália Nani Mocenigo em seu estabelecimento. Frequentadora assídua do lugar, Amália pediu um prato leve, que não poderia ter carne assada ou cozida, pois era uma recomendação médica.
Então, Giuseppe criou o Carpaccio (que não é levado à cocção), e como acompanhamento fez um molho que em sua receita original, é composto de maionese, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta do reino branca.
Carpaccio by Pedro Frade
O Carpaccio original é feito com carne bovina, e o nome é uma homenagem a Vittore Carpaccio, famoso pintor Renascentista que usava a cor vermelha em suas pinturas, lembrando a carne crua.
Depois de ter conquistado a Europa, o Carpaccio chegou ao Brasil na década de 70, trazido por Massimo Ferrari, que colocou em seu restaurante em São Paulo.
O Carpaccio não só conquistou os Brasileiros, como a técnica de fazer finas lâminas com os alimentos caiu no gosto dos chefs de cozinha, que hoje usam da criatividade para criar carpaccio de vários tipos. A carne mais usada para fazê-lo é o lagarto, mas nada impede de usar um filé ou até mesmo um cordeiro.
Seja ele um carpaccio de polvo, palmito pupunha, peixe ou o tradicional de carne bovina, o fato é que esse antepasto Italiano além de ter uma história muito interessante, possui uma técnica de preparo que nenhum outro prato possui, fazendo dele um diferencial.
RECEITA – Molho para Carpaccio
Ingredientes:
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1/2 limão espremido
– 1 colher (sopa) de ervas finas desidratadas
– Sal e pimenta do reino moída a gosto
-Parmesão ralado
Modo de preparo:
Misture o azeite e o limão até ficar bem homogêneo. Em seguida, coloque o sal, a pimenta e as ervas e continue batendo mais um pouco. Espalhe o molho pela carne, e acrescente as alcaparras e o queijo parmesão como preferir.

Comentários

Postagens mais visitadas