sábado, 24 de maio de 2014

Transposição do São Francisco

Dilma garante que ficará pronta em 2015 a transposição que Lula prometeu para 2012: “Houve uma subestimação da obra”

Atualizado às 22h45
BRANCA NUNES
“Eu tô percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012, a não ser que aconteça um dilúvio ou qualquer coisa”, berrou Lula no alto do palanque em São José de Piranhas, na Paraíba, durante a discurseira em 2010 na qual prometeu entregar uma das principais vitrines do Brasil Maravilha: a transposição do Rio São Francisco. “Está previsto a gente inaugurar definitivamente a obra até 2012, o que será a redenção da região mais sofrida do Nordeste brasileiro. E o povo do Nordeste vai poder decidir a utilização dessa água”. Passados quatro anos, embora nenhum dilúvio tenha acontecido, a “região mais sofrida do nordeste brasileiro” continua sem ter o que fazer com a água que não chega.
Não chega, mas chegará até 2015, garantiu Dilma Rousseff nesta terça-feira na mesma São José de Piranhas, aparentemente esquecida do que disse o padrinho quatro anos atrás. Bem mais comedida que Lula, a presidente ainda ensaiou algumas justificativas. “Eu acho que houve também uma subestimação da obra”, começou, antes de caprichar no dilmês castiço: “Eu não acredito que uma obra dessa em outro lugar do mundo leve dois anos pra ser feita. Nem tão pouco um ano. Nem tão pouco três. Ela é uma obra bastante sofisticada. Ela implica num tempo de maturação. Eu tô falando o seguinte. Não tô negando que houve, houve atrasos. Houve atrasos porque também eu acho que se superestimou a velocidade que ela poderia ter minimizando sua complexidade”.
Não era dessa forma que o governo enxergava a transposição, pelo menos até maio do ano passado, mostra o post republicado na seçãoVale Reprise. Em 2013, durante o programa Conversa com a Presidenta, Dilma avisou que estava fazendo o possível e o impossível para enfrentar a maior seca dos últimos 50 anos: “São dezenas de obras do PAC para oferta de água, dentre as quais o Ramal do Agreste, que ligará o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco à Adutora do Agreste, garantindo água para 68 municípios pernambucanos, incluindo Arcoverde”. Caso tivesse passado perto dos canteiros de obras, Dilma teria descoberto que o que dizia não tinha semelhança com a realidade.
Em abril, um balanço divulgado pelo governo mostrou que apenas 57,8% das obras — iniciadas em 2007 — estavam prontas. Apesar disso, Dilma informou que serão 75% ainda este ano e que, em 2015, a transposição estará concluída. O que o Brasil real sabe é que, até agora, nenhum sertanejo foi beneficiado por uma única gota de mais este milagre brasileiro.
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-pais-quer-saber/dilma-garante-que-ficara-pronta-em-2015-a-transposicao-que-lula-prometeu-para-2012-houve-uma-subestimacao-da-obra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário