sábado, 24 de maio de 2014

Festival Mia Cara Curitiba

  • A chef Emilene Stival vai levar seus sorvetes italianos para a feira gastronômica no MON que abre o festival neste sábado (24).
    A chef Emilene Stival vai levar seus sorvetes italianos para a feira gastronômica no MON que abre o festival neste sábado (24).
A partir deste sábado (24), o festival Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense com feira gastronômica, shows, óperas, peças de teatro e exposições. O evento é realizado pela Embaixada da Itália no Brasil e pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, como parte do projeto "Itália na Copa", com ações programadas para o ano todo.
Nesta edição, o festival leva a teatros, museus e ruas da cidade várias opções de atrações gratuitas. O evento também vai apoiar o Provopar Estadual arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada de cada espetáculo ou exposição.
A abertura acontece no Museu Oscar Niemeyer com uma feira gastronômica italiana das 11h às 18h. As ações vão até o dia 1º de junho. Confira abaixo a programação completa e, para mais informações, acesso o site www.miacaracuritiba.com.br.
24 de maio
11h às 18h: Feira Gastronômica, no Museu Oscar Niemeyer
Serão oferecidos pratos da culinária italiana assinados por restaurantes e chefs de Curitiba, além de aulas-show de gastronomia e oficinas de pinturas para as crianças. A entrada custa R$ 5 e as porções vão custar até R$ 20.
21h: Show de abertura com Mario Biondi, no Teatro Guaíra
O músico siciliano apresenta um repertório que mistura jazz e blues. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Teatro Guaíra, nos quiosques do Disk Ingressos nos shoppings Mueller e Estação, ou no sitewww.diskingressos.com.br.
27 e 28 de maio
20h: Espetáculo "Colônia Cecília", no Teatro Fernanda Montenegro
Escrita pela dramaturga paulista Renata Pallotini e dirigida por João Luiz Fiani, a peça narra a vinda de pouco mais de 100 imigrantes italianos ao interior do Paraná, em 1890, onde criaram a primeira e única experiência anarquista em terras brasileiras. A entrada é gratuita e as sessões acontecem sempre às 20h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro.
29 de maio
20h: Ópera "Gianni Schicchi", no Teatro Positivo
Montagem exclusiva da obra cômica de Giácomo Puccini, produzida especialmente para o Mia Cara Curitiba, com regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi. A ópera tem única apresentação com entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, nos quiosques do Disk Ingressos (shoppings Mueller e Estação) ou no site www.diskingressos.com.br.
30 de maio
20h: Apresentação de corais italianos na Catedral de Curitiba
Cinco grupos de corais se reúnem para um encontro musical com um vasto repertório de composições italianas, desde temas folclóricos até peças clássicas, todas em língua italiana. A entrada é gratuita.
31 de maio
20h: "One Man Show" com Gilberto Idonea, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer
O comediante italiano traz a Curitiba o espetáculo que une música e comédia, acompanhado pela cantora Giovanna D'Angia, sua conterrânea. O show terá legendas em português e a entrada é gratuita, com acesso livre no dia da apresentação.
Divulgação
No dia 1º de junho, um roteiro especial vai percorrer as obras de Poty Lazzarotto espalhadas por Curitiba.
1º de junho
9h30 e 14h30: Roteiro Poty Lazzarotto
Um dos artistas mais representativos da arte paranaense, Poty Lazzarotto é o tema do roteiro cultural que poderá ser percorrido de bicicleta ou de ônibus. O objetivo é fazer um passeio por cinco murais do artista espalhados pela capital, tendo como guia a especialista Daniela Pedroso, autora do livro "Poty – Murais Curitibanos". Pela manhã, com saída às 9h30, um ônibus levará os interessados. Quem pretende unir cultura com esporte, poderá fazer o mesmo circuito de bicicleta, às 14h30. Ambas as modalidades são gratuitas, com duração aproximada de 1h45 cada. A saída para os dois passeios será na frente do Teatro Guaíra. Para participar, é necessária inscrição prévia pelo telefone (41) 3225-6232.
18h30: Concerto com Carlo Alberto Neri, na Capela Santa Maria
O maestro, compositor e pianista italiano encerra o festival junto com a Camerata Antigua de Curitiba, com um repertório formado por trabalhos autorais de Neri e interpretações de clássicos. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria da Capela Santa Maria.
EXPOSIÇÕES
Exposição "Itália Mon Amour"
Mostra fotográfica com curadoria de Gaia Bindi que traz obras de cinco fotógrafos italianos: Claudio Di Francesco, Gabriele Mencoci, Mongobi e a dupla Simoncini.Tangi.
Quando: De 24 de maio a 30 de junho
Onde: Sesc Água Verde (Avenida República Argentina, 944)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.miacaracuritiba.com.br
Exposição "Cristal" por Marcelo Cristal
A exposição possui as pinturas sobre tela do artista plástico gaúcho. Todas são em estilo abstrato e trazem uma explosão de cores, trafegando por sentimentos, vivências e emoções.
Quando: De 24 de maio a 1º de junho
Onde: Alberto Massuda Arte & Gastronomia (Rua Trajano Reis, 443)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.miacaracuritiba.com.br
Exposição "Artistas Ítalo-Brasileiros"
A mostra reúne obras do ícone das artes no Paraná, Poty Lazzarotto, e desenhos com o traço inconfundível da artista plástica Leila Pugnaloni.
Quando: De 25 de maio a 1º de junho
Onde: Galeria de Arte do Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.miacaracuritiba.com.br
Exposição de cartazes "Uma Locandina Per Curitiba"
Promovida pela Associação para o Design do Paraná, a mostra tem uma série de cartazes de designers curitibanos, criados especialmente para o Mia Cara Curitiba.
Quando: De 26 de maio a 1º de junho
Onde: Shopping Palladium (Avenida Presidente Kennedy, 4.121)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.miacaracuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário