sábado, 25 de janeiro de 2014

Aniversário da cidade de São Paulo - 460 anos





"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!"
*Pe. José de Anchieta

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégiojesuíta por doze padres, entre elesManuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú eTamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, acatequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstoloPaulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus.
Fundação de São Paulo, quadro de 1913 de Antônio Parreiras.
São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo.Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como CampinasBaixada Santista e Vale do Paraíba; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões dehabitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeiramacrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente,11,5% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário