sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela tinha seis nomes. Saiba o seu significado!

O líder histórico da África do Sul, considerado o fundador da democracia no país é conhecido por vários outros nomes além de Mandela. 

Alguns deles vêm da sua infância, outros refletem o respeito pelo herói anti-apartheid.

1 - Rolihlahla

Quando nasceu foi chamado Rolihlahla Mandela pelo pai (Nkosi Mphakanyiswa Gadla Henry). Em Xhosa, Rolihlahla significa «que traz problemas».

2 - Nelson

O nome Nelson foi-lhe atribuído na Escola Primária. De acordo com a Fundação Nelson Mandela foi-lhe dado pela professora no primeiro dia de aulas em Qunu,e não se sabe de alguma razão especial, apenas que era um nome muito popular.

3 - Madiba

Madiba é o nome do clã Thembu a que Mandela pertence. Foi também o nome de um chefe Thembu no século XIX. Chamar Madiba a Mandela é sinal de carinho e respeito.

4 - Tata

Significa «pai» em Xhosa. Como é considerado o pai da democracia na África do Sul, Mandela é carinhosamente tartado por «Tata». 

5 - Khulu

Em Xhosa, Khulu é uma abreviatura de «uBawomkhulu», que significa «avô» e também é sinônimo de grande e supremo. É mais uma forma carinhosa de se referirem a Mandela.

6 - Dalibhunga

Aos 16 anos, Mandela foi iniciado na vida adulta numa cerimônia tradicional Xhosa em que recebeu o nome de Dalibhunga, que significa «criador ou fundador da conciliação, do diálogo». Usado no cumprimento deve ser precedido por «Aaah!», «Aaah! Dalibhunga».

http://www.lux.iol.pt/internacionais/nelson-mandela-madiba-nomes-alcunhas-tata-significado/1464654-
4997.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário