O grego Sócrates é considerado por muitos como o verdadeiro pai da filosofia ocidental, era um homem sábio e inteligente. Sócrates fazia com que seus interlocutores buscassem, através do raciocínio e da aceitação de sua ignorância diante do assunto, suas próprias verdades, sem considerar os costumes e dogmas impostos.
A profunda concepção de liberdade e pensamento fazia com que Sócrates questionasse tudo, das leis humanas aos deuses, dos dogmas aos costumes e isso lhe trouxe a reputação de corruptor da juventude ateniense, pelo fato de fazer com que os jovens refletissem mais sobre a vida e os valores tidos como certos.
Segundo Platão, Sócrates haveria dito: “Mais sábio do que esse homem eu sou, é bem provável que nenhum de nós saiba nada, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.”.
Nada mais apropriado para o agnóstico do que conhecer um pouco sobre a filosofia de Sócrates, para quem os homens deveriam ter liberdade total de pensamentos e ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário