terça-feira, 22 de outubro de 2013

Campanha quer baixar impostos e medicamentos

Uma campanha lançada neste mês quer pressionar o Governo federal a reduzir os impostos e, consequentemente, baixar os preços de medicamentos no Brasil. Quem está por trás da iniciativa é a Abrafarma, a associação de redes de farmácias e drogarias, e a Interfarma, entidade que representa a indústria laboratorial. 
 De acordo com as duas instituições, o Brasil é uma das nações campeãs de impostos sobre medicamentos, alcançando uma carga tributária de 34%. A conta foi preparada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. O ICMS abocanha a maior parte desse percentual. O tributo fica entre 17% e 19% do preço do remédio, dependendo do Estado. Em São Paulo, é de 18%. Só no Paraná o tributo é mais baixo, de 12%. Em países como Portugal, Suíça e Holanda, os remédios são tributados em, no máximo, 10%, segundo afirmam as associações. A média em outras nações é de 6,3%. Mas, na Grã-Bretanha e Canadá, inexistem os impostos sobre os medicamentos.
“Não faz sentido que remédio pague mais impostos que biquíni ou urso de pelúcia”, diz Antônio Britto, presidente da Interfarma.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/10/19/noticiasjornalbrasil,3149224/campanha-quer-baixar-impostos-e-medicamentos.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário