domingo, 1 de setembro de 2013

O HOSPITAL DO FUTURO

Projeto desenvolvido em Nova York mostra as novidades arquitetônicas e tecnológicas que deverão ser implantadas nas instituições de saúde dentro de poucos anos

Cilene Pereira
Um projeto criado pela organização sem fins lucrativos NXT Health – envolvida no desenvolvimento de ideias para o design da saúde – e em exposição em Nova York, nos Estados Unidos, traz o retrato do que deverá ser o hospital do futuro. Batizado de Patient Room 2020 e apoiado pelo Departamento de Defesa do governo americano, o projeto resume o conceito segundo o qual é preciso garantir conforto ao paciente, é verdade. Mas também assegura que sua saúde seja o foco principal de atenção e que os profissionais tenham as melhores condições para prestar esse cuidado. Aos acompanhantes, reserva espaço para um descanso verdadeiro ou para trabalhar, se assim necessitarem.

Dito dessa forma, parece uma obviedade. Mas nos últimos anos o que pautou a chamada área do design da saúde foi a tendência de privilegiar o bem-estar e a tranquilidade do paciente. Proliferaram mundo afora instituições com detalhes arquitetônicos como grandes janelas, áreas verdes, painéis de madeira e paredes pintadas de lilás ou bege, por exemplo. A tentativa era a de que, por meio de recursos como esses, o paciente pudesse ter a sensação de que estava em casa ou mesmo em um hotel – e não em um hospital. Dessa maneira, tentou-se garantir que ele tivesse um mínimo de conforto emocional no período em que se encontra fragilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário