quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pânico nos mercados...,

Dólar dispara e fecha a R$ 2,45. Tombini cancela viagem. Brasil é o patinho feio do mundo!


O que era nervosismo começa a ganhar contornos de pânico nos mercados. O dólar saiu de controle e já sobe quase 10% em apenas um mês! A desculpa oficial de se tratar de fenômeno exclusivamente mundial perde força a cada minuto. O problema é “made in Brazil”, como fica claro no gráfico abaixo:

Fonte: Bloomberg
Outros países emergentes apresentam comportamento bem mais comedido, o que deixa evidente o fator doméstico nessa rápida desvalorização da moeda. Os investidores simplesmente perderam o que restava da confiança no governo.
O Banco Central não goza de credibilidade alguma, e os agentes do mercado não acreditam mais que haverá um choque de juros na magnitude necessária para conter a inflação. Tampouco se espera uma redução séria nos gastos públicos.
O cenário externo é o pano de fundo para nossos problemas, mas o governo acabou jogando muita gasolina na fogueira. Declarações desencontradas, negligência com o combate à inflação, malabarismos contábeis, congelamento tarifário: as medidas se mostraram equivocadas e o governo está perdido.
Enquanto não houver mudança abrupta do quadro internacional, ou alguma decisão radical à contramão do histórico dos últimos anos por parte do nosso governo, medidas paliativas podem segurar parcialmente a trajetória do dólar. Mas sua valorização tenderá a continuar. O gráfico mostra que ela está, na verdade, acelerando-se a cada momento, apesar das intervenções do BC:

Fonte: Bloomberg
Não resta mais sombra de dúvidas: o Brasil é o grande patinho feio do mundo agora. “Mérito” de nosso governo.
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário