quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dia dos Namorados

12 de junho de 2013

História do Dia dos Namorados

Ao contrário da maioria dos países, que comemoram oDia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, dia de San Valentin, o Brasil tem sua própria data, o 12 de junho. As duas se justificam.
San Valentin é o símbolo do amor pela trágica história que protagonizou no ano 270 d.C. O governo da época, do imperador Caldeus II, proibiu os casamentos durante o seu mandato, alegando que assim, os jovens se alistariam mais cedo e ele poderia ter um exército poderoso. Mas o bispo romano San Valentin continuou celebrando as uniões em segredo, até ser descoberto e preso.
Enquanto estava na prisão, jovens casais lançavam mensagens e flores em sua cela, afirmando que continuavam acreditando no amor. Entre esses eternos apaixonados, encontrava-se a filha do carcereiro, que era cega e pediu para visitá-lo. Os dois se apaixonaram e ela acabou recuperando a visão. Mas o amor não durou muito porque Valentin foi assassinado no dia 14 de fevereiro. E assim, transformou-se em símbolo do romantismo.

Dia dos Namorados no Brasil

No Brasil, o dia 12 de junho faz referência ao Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, comemorado um dia depois, no dia 13 de junho. Parece ser que a data foi escolhida para acrescentar um pouco de identidade nacional à comemoração, mas também por uma questão financeira, para aumentar as vendas do comércio de São Paulo. Mais tarde, todo o país adotou o costume.

Mensagens e presentes no Dia dos Namorados 

Sem dúvida, essa é uma data rentável, mas o que realmente importa, é que milhares de pessoas se dedicam a encontrar algo simbólico que represente seu amor. A tradição de trocar presentesmensagens,cartões e flores precisa renovar-se a cada ano e para isso é é necessário ser criativo.
Dia dos Namorados não é um feriado no Brasil, mas pode ser uma ótima data para escapar do dia-a-dia, fugir para uma praia deserta ou aproveitar os melhores hotéis na própria cidade. É só usar a imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário