Benefícios do Chimarrão



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(Imagem do site: www.brasilcultura.com.br)


No dia 25/10 publicamos uma matéria no Blog da Biblioteca Virtual falando sobre os benefícios dos chás. Recebemos algumas perguntas referentes aos benefícios do chimarrão e portanto, fomos atrás para tentar descobrir o que está contido nesta erva tão consumida no sul do país.

Especialistas dizem que o chimarrão é um dos alimentos mais completos que existem pois faz bem para a pele, para o coração, para a respiração e pode até emagrecer!

Emagrecer?! Sim! Além de ser um hábito prazeroso, ingerir a erva-mate pode sim, emagrecer pois ela é rica em alcalóides – cafeína, teofilina e tem ação termogênica, ou seja, aumenta o gasto energético e com isso reduz as gorduras. Tudo isso claro, na quantidade adequada, controlando a alimentação e praticando exercícios que potencializam os efeitos da bebida.

Além disso, a erva-mate estimula as atividades físicas e mentais, combate a fadiga, a sede e a fome sem causar efeitos colaterais como insonia a irritabilidade.

Mas o que tem nesta erva?

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(Imagem do site: www.chimarrao.com)


• Alcalóides - cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina
• Taninos - ácidos fólico e caféico
• Vitaminas - A, B1, B2, C e E
• Sais minerais - alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio
• Proteínas - aminoácidos essenciais
• Glicídios - frutose, glucose, rafinose e sacarose
• Lipídios - óleos essenciais e substâncias ceráceas
• Celulose
• Dextrina
• Sacarina
• Gomas

Ufa! Por isso a erva-mate é considerada um alimento quase completo!

“Um estudo realizado pela USP apontou a ação da erva-mate na prevenção e tratamento da aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias.

O Instituto Pasteur e a Sociedade Científica de Paris fizeram um estudo sobre essa erva e relataram descobertas inacreditáveis. Os pesquisadores concluíram que ela contém praticamente todas as vitaminas essenciais para a manutenção da vida. Exagero ou não, pesquisas comprovam que a erva atua ainda sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular.

"Ela é considerada um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular", observa Gilberti Hübscher, especialista gaúcha que há 15 anos estuda os benefícios da ervamate e a indica a seus pacientes. Segundo ela, a erva-mate contém altas concentrações de vitamina E, considerada eficaz na regulação das funções sexuais; além de possuir cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis à vida.” (Do site: dietaja.uol.com.br)


Nos perguntaram também sobre o tereré, muito comum no Mato Grosso e no Paraguai, que é o chimarrão gelado e respondemos que ela é tão boa quanto a bebida quente.

Lembre-se: “a bebida não é indicada a hipertensos ou para quem sofre de insônia e tensão emocional, que se manifesta por agitação e palpitações. "Pessoas com anemia também devem evitar a bebida, porque a teína diminui a absorção do ferro", explica Gilberti Hübscher.” ( Do site: dietaja.uol.com.br)

 Como preparar o seu chimarrão

• A erva-mate deve ser de boa qualidade
• Água quente (nunca fervida)
• Uma cuia
• Uma bomba

Preencha a cuia com 2/3 de erva-mate para chimarrão. Tape a cuia e incline-a ao ponto de encostar a erva-mate em uma das laterais. A água deve ser colocada na parte vaga da cuia. (Na primeira vez que fizer isso, use água morna, para evitar que se queime a erva, o que deixaria o chimarrão amargo). Depois da primeira dose, deve-se pôr água quente, mas sem ferver.
Tape o bocal da bomba com o dedo polegar e coloque-a dentro da cuia, descendo-a rente à sua parede. Não deixe que ela se misture à erva, evitando o entupimento da bomba. Se a água descer depois que você retirar o dedo do bocal, seu chimarrão estará pronto para ser saboreado.

Equipe Biblioteca Virtual

Fontes de pesquisa:

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/descubra-beneficios-chimarrao-256627.shtml

http://www.chimarrao.com/beneficios_do_chimarrao.html

http://www.tchecnologia.com/2008/02/chimarro-curiosidades-e-benefcios.html

http://dietaja.uol.com.br/

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