sábado, 30 de março de 2013

Naturalmente rico e vocacionalmente pobre

O ex-ministro Roberto Campos dividia os países em duas categorias: os naturalmente pobres, mas vocacionalmente ricos, como o Japão, a Coréia do Sul e Taiwan, e os naturalmente ricos, mas vocacionalmente pobres, como o Brasil e a Argentina.

Não dá par entender nosso país, imenso, rico de riquezas minerais, de terras férteis, de biodiversidade, de belezas naturais, mas pobre de ética, de justiça, de civismo e de planejamento. É aquela história da piada: “deixa você ver o povinho que vou colocar lá”.

Por isso, somos eternos candidatos ao desenvolvimento e potência emergente; um permanente quase.

Não agüento mais ver, entra ano sai ano, a mídia divulgar a inflação e juro em alta- que empobrecem o trabalhador-, as catástrofes sempre previstas, mas nunca prevenidas, a corrupção nunca punida, as mentiras repetidas, o político desmascarado nunca vencido.

Olha, é impossível fazer estas duas coisas: jantar e assistir ao Jornal Nacional. Dá ânsia de vômito. E me sinto um idiota quando uma autoridade aparece na TV justificando o pesadelo ou prometendo o sonho.

Temos que varrer a escória da vida pública brasileira. Bastam duas coisas: memória, para não esquecer de tudo isso daqui a dois anos, e mídia social, que está aí para democratizar nossa revolta.

Até lá me conforto num pensamento do Churchill:
"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."

*Renato Follador

Nenhum comentário:

Postar um comentário