terça-feira, 12 de março de 2013

Fundos Imobiliários ao invés de títulos públicos

Renato Follador
Taxa de juros baixa, vem a pergunta: e agora, no que invisto minhas economias sem correr muito risco?

Olha, se teu objetivo é no longo prazo, há boas opções, como: fundos de ações dividendos, debêntures e fundos imobiliários.

Este último merece uma reflexão. Imóveis nos dão uma sensação de segurança por serem fisicamente palpáveis e observáveis.

Pois eles são o lastro dos fundos imobiliários, através dos quais pessoas como você e eu compram cotas, aplicando dinheiro para construção ou compra de shoppings, escritórios e outros imóveis comerciais.

O retorno mensal vem da distribuição dos resultados, como o aluguel ou a venda dos empreendimentos. Além disso, há a possibilidade da valorização da cota, como numa ação.

As vantagens dos fundos imobiliários são muitas: a primeira, liquidez. É difícil vendermos um imóvel nosso rapidamente, mas dá para sair fácil de um fundo imobiliário vendendo nossas cotas na Bolsa.

Segundo, não temos o incômodo da gestão do imóvel. Isso fica com os administradores do fundo. Que por sinal entendem bem mais do que nós de investimento imobiliário.

Terceiro, não se aposta grana só num imóvel, mas em vários de diferentes setores.

Por fim, o imposto desse investimento é zero, se você tiver menos de 10% do total das cotas, os cotistas forem mais que 50 e o fundo negociado na Bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário