segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os responsáveis pela tragédia ainda vão culpar as vítimas


Reynaldo-BH: Os responsáveis pela tragédia ainda vão culpar as vítimas

REYNALDO ROCHA
Não creio que seja o caso de culpar o prefeito, os fiscais ou os bombeiros. Acidentes acontecem. Este foi só mais um acidente. Coisas do destino.
Mas, se querem encontrar culpados, que analisemos com critério e calma os fatos. Como acontece nas famosas investigações rigorosas. E os fatos apontam de modo claro e insofismável os reais culpados do acidente, é só analisarmos com cuidado. E a conclusão é óbvia e incontroversa: os culpados são as vítimas.
Como primeira evidência, eram JOVENS. E jovens são irresponsáveis. E eram muitos. Jovens em excesso são um perigo. Até as ditaduras sabem disto.
Por que estes jovens não agiram como adultos? Por que não foram antes à Prefeitura, aos Bombeiros e ao Ministério Público para solicitar certidões e relatórios sobre o local que pretendiam frequentar?
Coisa de irresponsáveis… Todos fazem isto! Só posso debitar este comportamento à juventude.
Não observando este cuidado anterior (que poderia demorar um ou dois meses, mas haveria uma resposta) ainda não percorreram o ambiente à procura de saídas de emergência. Um descuido que só jovens cometem.
Idem quanto aos extintores de incêndio! Nenhum destes jovens testou ─ bastava um simples isqueiro ─ a cobertura do local. Qualquer adulto faria isto!
Quantas vezes a banda não acendeu sinalizadores em boates e locais fechados? Por que nunca houve um acidente?
Obviamente porque, desta feita, algum jovem – talvez por brincadeira – substituiu o sinalizador indoor  por outro outdoor! Outra brincadeira de jovem sem juízo.
É fácil culpar o prefeito que jamais leu qualquer decreto impedindo a boate. Ou o fiscal que liberou o local. Ou os  bombeiros que, além de não interditarem a Kiss, no momento do incêndio, resolveram jogar água NOS JOVENS na tentativa de acalmá-los quando buscavam fugir do local. Ou o Ministério Público, que assinou um Termo de Ajuste de Conduta na certeza de que seria cumprido ( e não foi). Ou a própria banda, que solta só um foguinho no teto de isopor. Ou os donos da Kiss, que só colocaram o dobro de pessoas ─ JOVENS, estes irresponsáveis ─ em um ambiente seguro. Ao menos para quem estava de fora, pois se viu que foi difícil derrubar as paredes externas.
Parem de culpar inocentes. Foram 234 mortos que tiveram o velório e o enterro bancados pela prefeitura. Já não basta como prova de atuação democrática, ética e moral?
Não, não basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário