MP lança página explicando o MENSALÃO para crianças



BRASÍLIA – O Ministério Público (MP), responsável pela denúncia do esquema do mensalão, usa sua página na internet para explicar o que, segundo o órgão, foi o episódio, quem está envolvido e como será o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A mais recente novidade é um material focado em crianças e adolescentes, veiculado no site Turminha do MPF , publicado no dia em que o julgamento começou no STF.

Os personagens introduzem o assunto dizendo que vão falar sobre “um assunto bem sério”, para explicar que o julgamento é histórico, pelo seu tamanho e por envolver pessoas que ocupavam “altos cargos do Poder Executivo”.
“Os crimes pelos quais os réus são acusados tiveram como resultado o uso indevido do dinheiro público, ou seja, todos nós fomos vítimas”, destaca o site.
No tópico “O que é o mensalão?”, o site começa a explicação contando a história da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Sua base aliada necessitava ser reforçada com o apoio de outros partidos para que ele tivesse condições de governar e aprovar os projetos sociais que havia prometido implementar durante sua campanha”, aponta o site.
“Como então cooptar o apoio de partidos que não tinham afinidade ideológica com o PT? A partir dessa dificuldade, alguns dirigentes do partido teriam montado um esquema de desvio de dinheiro público para patrocinar o pagamento de propina a deputados federais de oposição e assim conseguir o apoio deles no Congresso”, explicam sobre a gênese do mensalão.
Apesar de ter sido produzido para crianças e ser ilustrado, o material usa termos complexos como “engendrado”, “dissimuladas” e “vultuosas”, além de ser distribuído em várias páginas e trazer documentos originais do processo.
Segundo o site, a Turminha do MPF foi criada em outubro de 2009, “para contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes com linguagem, métodos e recursos próprios”.

http://www.turminha.mpf.gov.br/honestidade/mensalao/turminha-fala-sobre-o-mensalao

Comentários

Postagens mais visitadas