quarta-feira, 18 de julho de 2012

A sopa de letrinhas do CIRCO BRASIL...,


Brasil chega a 30 partidos. Foi oficializado o Partido Ecológico Nacional 51

Não são só os partidos de esquerda que se dividem, também os ambientalistas não conseguem se encaixar em uma só legenda partidária. Descontentes com os rumos do Partido Verde – que em alguns estados como o Tocantins se coligou nas eleições de 2010 com as lideranças ruralistas -, ambientalistas criam um novo partido, tendo como bandeira o crescimento sustentável. Trata-se do Partido Ecológico Nacional (PEN).
Com o surgimento do Partido Ecológico Nacional (PEN), o Brasil passa a contar oficialmente com uma sopa de letrinha que abriga 30 partidos políticos. Não é possível, ainda, dizer se o partido terá inclinações à direita, esquerda ou centro. Dentre as principais lideranças da agremiação estão políticos oriúndos do Partido Social Cristão – PSC e do extinto PRONA, que teve como expoente o ex-deputado e candidato a presidiência da República Enéas Carneiro.
Em seu programa, o PEN se compromete em defender o meio ambiente e buscar políticas de desenvolvimento sustentável. A legenda será identificada nas eleições pelo número 51. Curiosamente, no imaginário social, 51 lembra uma aguardente produzida numa região de plantio intensivo da cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Usineiros e ambientalistas, nunca beberam na mesma mesa.
O PEN vem tentando se legalizar desde junho de 2006. O Tribunal Superior Eleitoral examina a papelada há quase um ano e tomou a decisão final em junho passado. Para dar sustentação ao partido, assinaram a documentação 494 mil eleitores, em todo o Brasil.
Apesar de já existir oficialmente, o novo partido não participará das eleições municipais deste ano, pois a legislação eleitoral exige dos candidatos um período mínimo de filiação de doze meses e o próprio partido, não existe há tanto tempo. Assim, deverão reunir forças para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário