sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um pouco de saúde...,


Dieta do Mediterrâneo

Dieta do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França e outros). Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.
Vários estudos têm confirmado esta observação. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).
Deve ser salientado que essas populações, originalmente, mantinham naturalmente atividade física regular o que, comprovadamente, por si só, contribui para a melhoria da saúde e da expectativa de vida.



***No dia  16/11/10  a Unesco declarou a Dieta Mediterrânea como Patrimonio cultural e imaterial da humanidade. Foi apresentado, conjuntamente,pela Itália, Grécia e Marrocos, a esse organismo internacional, a  candidatura dessa dieta para ser patrimônio imaterial e cultura da humanidade  em reunião em Nairobi- Kenia, naquele dia.
A candidatura foi aceita e aprovada em primeira votação em dita reunião.Para recordar vale lembrar que a "dieta mediterrânea" é composta de frutas, verduras , hortaliças, legumes, pescado ,moderação no consumo de outras  carnes e sua estrela principal que é o "azeite de oliva".Tanto a Organização Mundial da Saúde(OMS), como a ONU e a FAO, tem reconhecido a dieta mediterranea como modelo aliementar de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário