quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coelho e outros bichos...,




Estupenda Estupidez


Censura a Paulo Coelho pode ter mesmo destino que caso Sakineh

Governo brasileiro condenou apedrejamento de iraniana, e Irã rebateu: disse que o Brasil está desinformado sobre o que se passa no país.


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, tem toda razão: toda forma de censura é lamentável. Ela vai encontrar apoio no ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e na presidente Dilma Rousseff.
A presidente já havia criticado o Irã no episódio da condenação por apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani. Em entrevista recente, o ministro disse que o apedrejamento vai de encontro a tudo o que nós, brasileiros, pensamos.
Ocorre que o Irã não é uma democracia. É uma teocracia, em que a lei maior é a religião. Dogmas são cláusulas pétreas. “O código Da Vinci” e obras de Gabriel Garcia Marquéz também estão banidos por lá.
O ministério que proibiu os livros do integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), Paulo Coelho, se chama Ministério da Cultura e das diretrizes islâmicas. Se o governo brasileiro protestar, corre o risco de ouvir a mesma resposta dada ao caso Sakineh: que o Brasil está desinformado sobre o que se passa no Irã.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário