quarta-feira, 24 de junho de 2009

SIMONAL - A BRUXA DA CAÇA COMUNISTA(II)

Um comentário e um texto de Claudio Manoel, do Casseta & Planeta, diretor do filme sobre Simonal

quarta-feira, 24 de junho de 2009 | 5:21

Claudio Manoel, do Casseta & Planeta, produtor e um dos diretores do filme Simonal - Ninguém Sabe O Duro que Dei, enviou-me ontem um comentário, informando que havia postado em seu blog um dos artigos que escrevi a respeito dos textos publicados por Mário Magalhães naFolha de domingo. Em sua página, há uma contestação técnica da tese “Simonal-enquanto-informante” e uma observação de natureza lógica. Acompanhem:

(…)
Também perguntei ao “jornalista”, já que ele estava tão interessado nos aspectos jurídicos do caso, se ele não tinha lido o arrazoado do Juiz ao proferir a sentença que condenou Simonal. Em sua argumentação final, o ilustre meritíssimo alega que não tem como julgar os agentes do DOPS, já que estávamos vivendo um estado de exceção e, por isso, não era da competência dele avaliar atos que poderiam ser de “segurança nacional”, mas Wilson Simonal, que era civil, não tinha esse tipo de “cobertura”, portanto pena de 5 anos e 4 meses pra ele.

Essa questão não seria um pouco mais intrigante para um jornalista? Se Simonal pertencesse, de fato, a algum mecanismo de repressão em plena “Era Médici”, porque ele não teve nenhuma proteção ? Seu caso foi o único processo que envolveu agentes do DOPS, tortura, prisão ilegal, que saiu em toda mídia da época. No período de censura mais dura, Simonal apanhou sem ser socorrido. Para um cara que era “amigo dos hômi” ele não foi uma presa fácil demais”.

Clique aqui para ler a íntegra do texto.

Ah, sim: Claudio me conta que apanhou um pouco por ter publicado um artigo meu no seu blog. Imagino: “Como pode? Ele é tão reacionário!”.

Pois é, Claudio. Eu ainda acabo deixando de lado a defesa dessa tal democracia representativa, auge do meu reacionarismo, e vou justificar o massacre de oposicionistas no Irã. Aí ficarei ao lado de progressistas como Lula, Chávez e Hu Jintao. Ou então sairei dizendo por aí que “Sarney não é um homem comum”. Quem sabe a esquerda passe a me achar um cara bacana…

Sabe o que essa gente não suporta? Que eu possa aqui chacoalhar meu limoeiro sem lhes pedir licença.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

Por Reinaldo Azevedo

Um comentário: