sábado, 18 de abril de 2009

EL COMEDIANTE MÁXIMO




EL COMEDIANTE MÁXIMO
Fidel adora o embargo

Está configurada mais uma prova cabal de que o maior beneficiário das sanções comerciais desde 29 de julho de 1960 — incorretamente chamado de “bloqueio” — dos Estados Unidos à Cuba é a ditadura dos irmãos Castro. O presidente americano Barack Obama aliviou nesta segunda-feira, 13 de abril, algumas restrições de viagens e remessas de dinheiro à ilha. A medida afetará mais de 1,5 milhão de cubanos-americanos com famílias que vivem na ilha. Reação imediata de Fidel: “Não aceitamos esmolas.”

Se os EUA deixarem de ser os “vilões” da retórica oficial comunista, cai por terra a falsa justificava que o insucesso de uma revolução incapaz, desde a primeira hora, de resolver o mais básico dos problemas da população: o abastecimento. É mais conveniente para os comunistas da ilha continuarem afirmando que nada funciona como deveria porque os “imperialistas” impedem.

Quando foi que o regime castrista não viveu de ajuda externa? Até o fim da URSS, Cuba manteve-se precariamente devido ao subsidido soviético — o desequilibrio da balança commercial era tão grande que parecia realmente mendicancia. Hoje é igual. O regime castrista continua de muletas, sobrevive graça a ajuda de Hugo Chaves. Cuba castrista nunca foi tão igual a ela mesma que no minguado Período Especial — especial porque não recebia ajuda externa.

Sempre que surgem boas perspectivas nas relações entre EUA e Cuba, Fidel se destempera. Foi o caso da derrubada das duas avionetas Cessna C-337 dos Hermanos al Rescate pelos caças MiG-29 da Fuerza Aérea cubana no dia 24 de fevereiro de 1996. Na época, Peter Tarnoff, secretário de estado do governo Bill Clinton e Ricardo Alarcon, presidente da Assembleia cubana, estavam, secretamente, em estágio avançado de um acordo permitindo a volta refugiados cubanos de Guantanamo para Flórida. Os americanos interceptariam também os balseros e os devolveria ao governo cubano a condição que não fossem punidos pelo regime castrista. O incidente com as avionetas interrompeu os acordos.

Por Antonio Ribeiro/Paris

5 comentários:

  1. Olá estou matando a saudade deste maravilhoso espaço, que lugar belo e harmonioso. Espetacular e cada vez melhor! Parabéns pelo belo trabalho que desenvolve. quero convidar você para uma homenagem, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Vamos estender a festa... Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar um feliz e abençoado fim de semana para toda família. Brilhe sempre, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Excelente a dedução deste texto. Vmos aguardar para ver quais serão as desculpas agora.

    Parabéns! Um abração, uU

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Pobre povo Cubano.
    E saber que tem gente por aqui que lambe as botas do tirano assassino.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Valdemir, tudo em paz?
    Gostei do seu blog, já estou seguindo.
    Se gostar siga o meu.
    Obrigado!
    Abs.

    ResponderExcluir